IV GEONORDESTE terá atividades voltadas para estudantes do ensino fundamental e médio

Estudantes do ensino fundamental e médio terão à disposição atividades específicas no IV Simpósio Regional de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IV GeoNordeste), que será realizado de 12 a 15 de agosto, no hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju (SE). Exibição de vídeos sobre ciências espaciais, lançamento do projeto Espaço&Escola e do foguete experimental desenvolvido no âmbito do programa AEB Escola são algumas atividades que acontecerão paralelamente ao evento. “O objetivo é popularizar as ciências espaciais, despertar a sociedade sobre este tema com o qual nos deparamos no nosso cotidiano, mas que ainda está restrito apenas em universidades ou instituições de pesquisas”, afirma o coordenador do Simpósio, o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju – SE), Marcos Silva.

Uma dessas atividades que acontecerá durante o IV GeoNordeste - que tem como tema “Geotecnologias e Meio Ambiente” – é a exibição de filmes e documentários sobre mudanças climáticas, meteorologia, satélites e a experiência do astronauta Marcos Pontes durante a sua estada na Estação Espacial Internacional. A exibição será das 9h às 11h no período de 13 a 15 de agosto. As escolas que quiserem participar devem entrar em contato com a Área de Comunicação da Embrapa Tabuleiros Costeiros pelo telefone 79 4009-1361 e agendar com Raquel Fernandes ou José Roque.

Durante o Simpósio, que acontece a cada dois anos, haverá o lançamento do projeto Espaço&Escola, promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Rede Sergipe de Geotecnologias (Resgeo) com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Este projeto propõe a organização e disseminação do conhecimento na área de geotecnologias no Estado de Sergipe de forma a estimular a curiosidade dos estudantes sobre os espaços que estão ao seu redor, fornecendo a eles e aos professores de áreas afins instrumentos de auxílio pedagógico que possam auxiliá-los nesta tarefa. Está previsto para setembro o primeiro I Curso de capacitação de professores em ciências espaciais.

Foguete – Professores e alunos do Colégio Estadual General Calazans de Nossa Senhora das Dores (SE) comprovam que este assunto de ciência definitivamente não é só para graduados e especialistas. Eles construíram um protótipo de foguete recuperável (que alcança altura de 50 metros) com uma cápsula de tripulante a bordo, além de uma plataforma especial de lançamento e um veículo de transporte adaptado para carregar o artefato, simulando, de acordo com os inventores, parcialmente o que acontece numa situação real com os astronautas ao embarcarem em uma missão espacial. Denominado Projeto Hermes, o protótipo foi criado em 2006, e conta com o apoio da AEB. O lançamento do foguete será às 12h do dia 13, no Hotel Parque dos Coqueiros.

Inscrições: Além dessas atividades, o IV GeoNordeste oferece minicursos, mesas-redondas e palestras sobre temas relevantes como uso das geotecnologias no estudo e desenvolvimento dos biomas, bacias hidrográficas do Nordeste brasileiro e áreas urbanas e rurais. Paralelo ao evento será realizado a Feira de Geotecnologias com a participação das principais empresas do setor. Pela primeira vez, o IBGE participará do evento com suas principais publicações sobre o tema. Outra novidade é que a Embrapa colocará a disposição do público as publicações, editadas pela empresa, com descontos especiais.

O IV GeoNordeste terá a participação dos principais especialistas da área e contará com a presença de representantes de instituições que trabalham com o tema. O Simpósio é uma promoção da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - e da Rede Sergipe de Geotecnologia (Resgeo) com o apoio institucional do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Agência espacial Brasileira (AEB), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper). Informações pelo telefone (79) 2107-8585 ou pelo e-mail eventos@exitoeventos.com.br.

Gislene Alencar - Jornalista MTb/MG 05653 JP
Embrapa Tabuleiros Costeiros
gislenealencar@cpatc.embrapa.br
Telefone (079) 4009-1381

Informações: (79) 2107-8585 www.cptac.embrapa.br/geonordeste